Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Leis de Newton


(PUC - MG / 2008 – adaptada)

Um dos atrativos da vida na Lua em geral seria, sem dúvida alguma, a baixa gravidade, produzindo uma sensação de bem-estar generalizada. Contudo, isso, apresentaria os seus perigos e seria preciso que decorressem algumas semanas até que o emigrante procedente da Terra conseguisse adaptar-se.
Um homem que pesasse na Terra noventa quilogramas-força (90 kgf) poderia descobrir, para grande satisfação sua, que na Lua seu peso seria de apenas 15 kgf. Se deslocasse em linha reta e velocidade constante, sentiria uma sensação maravilhosa, como se flutuasse. Mas, assim que resolvesse alterar o seu curso, virar esquinas ou deter-se subitamente, então perceberia que sua massa continuava presente. 

Considere um corpo na Lua em repouso, colocado em uma superfície plana e que, sobre ele atue uma força horizontal F = 1,34 N, conforme ilustrado a seguir.

Se os coeficientes de atrito estático e cinético  entre o objeto e a superfície sobre a qual ele está apoiado valem, respectivamente,  µe=0,20   e   µc = 0,10, o que podemos inferir acerca do movimento do bloco? Considere g = 10 m/s2.     
     
     A)   Inicia um movimento com aceleração de (½) m/s2, aproximadamente.
     B)   Fica prestes a se mover, pois F = femáx.
     C)   Inicia um movimento e desloca-se com velocidade constante (MRU).
     D)   Inicia um movimento uniforme e depois desacelera a 1,7 m/s2, aproximadamente.
     E)   Continua em repouso pois F < femáx.

Clique aqui para ver a resolução dessa questão

Nenhum comentário:

Postar um comentário